Tuesday, February 05, 2002

Divinus

CANÇÕES PORTUGUESAS LIDERAM TOP DE ÁLBUNS MAIS VENDIDOS
 

O álbum "Sucessos Portugueses em Gregoriano", do grupo Divinus, subiu esta semana à primeira posição do top português de álbuns mais vendidos, atirando "Greatest Hits - Chapter One", dos Backstreet Boys, para o segundo lugar.

Há exactamente um ano que nenhum artista português tinha conseguido o lugar primeiro. O último foi Rui Veloso, a 6 de Fevereiro de 2001, com "O Melhor De".

Este é o facto mais importante a assinalar na tabela relativa aos álbuns mais vendidos na semana 05 de 2002, sendo que as únicas entradas novas a registar ficaram por conta do álbum "Canções de Embalar", de Vários Artistas (19ª), e de Anastacia, com o álbum "Freak of Nature" (27ª posição).

Na lista dos 30 álbuns mais vendidos, Portugal está agora representado pelos discos "Sucessos Portugueses em Gregoriano", dos Divinus (1º), "Afinidades", dos Clã e Sérgio Godinho (9º), "Podes Fugir Mas Não Te Podes Esconder", dos Da Weasel (15º), "Canções de Embalar", de Vários Artistas (19º), "Brincar, Brincar, Brincar", de Batatinha & Companhia (20º), "Reserva Especial", de Luís Represas (25º), e "Fado em Mim", de Mariza (29º lugar).

Na tabela relativa aos singles, Kylie Minogue e "Can´t Get You Out Of My Mind" subiram à primeira posição, destacando-se ainda a escalada de "Gabriel", dos Lamb, do 22º para a 2º lugar.

Em matéria de compilações, continua a liderar a tabela a banda sonora da telenovela brasileira "O Clone", transmitida diariamente pela SIC.

Netparque / 2002-02-05 


O trabalho «Sucessos Portugueses em Gregoriano», do projecto Divinus, ascendeu na semana passada do segundo ao primeiro lugar da tabela dos álbuns mais vendidos em Portugal, informou esta quarta-feira a Associação Fonográfica Portuguesa (AFP). Nos singles, Kylie Minogue voltou ao primeiro lugar.

Este é o primeiro disco português no espaço de um ano a atingir a liderança do “top” de álbuns desde a colectânea «O Melhor de Rui Veloso», que esteve sete semanas consecutivas na primeira posição entre a segunda quinzena de Dezembro de 2000 e a primeira semana de Fevereiro de 2001.

Desde então, até agora, e durante um ano, a tabela foi sucessivamente liderada por seis discos de artistas estrangeiros: o álbum homónimo da belga Lara Fabian (15 semanas), «Acoustic» dos alemães Scorpions (11 semanas), «Hotshot» do jamaicano Shaggy (cinco semanas), «The Look Of Love» e o jazz da canadiana Diana Krall (oito semanas), «Echoes» dos “velhinhos” Pink Floyd (dez semanas) e «Chapter One» dos americanos Backstreet Boys (três semanas).

«Sucessos Portugueses em Gregoriano», que já conquistou um «Disco de Ouro» por vendas superiores a 20 mil cópias, é o primeiro trabalho do projecto Divinus, formado por cinco elementos (António Fernando Gonçalves, Carlos Ançã, Jaime Branco, João Moreira e Pedro Teixeira).

O álbum, de dez faixas, editado a 3 de Dezembro de 2001, inclui versões em canto gregoriano de alguns dos maiores êxitos da música portuguesa nos últimos anos, designadamente «O Pastor», «Sete Mares», «Porto Côvo», «Ao Passar De Um Navio», «Homem Do Leme», «Lusitana Paixão», «Nasce Selvagem», «Dunas», «Perdidamente» e «A Paixão».

Com esta subida ao primeiro lugar, o álbum dos Divinus destronou a colectânea «Greatest Hits - Chapter One» da banda americana Backstreet Boys, que desceu para a segunda posição após duas semanas consecutivas na liderança da tabela.

Os álbuns mais vendidos em Portugal na quinta semana de 2002, segundo a compilação semanal da AFP, foram os seguintes (entre parêntesis a posição na semana anterior):
 

1. (2) «Sucessos Portugueses Em Gregoriano», Divinus. Ouro.
2. (1) «Greatest Hits - Chapter One», Backstreet Boys. Platina.
3. (3) «Love, Sensuality And Devotion - Greatest Hits», Enigma. Ouro.
4. (6) «Escape», Enrique Iglesias. Platina.
5. (5) «É Por Amor», Alexandre Pires. Ouro.
6. (12) «Swing When You´re Winning», Robbie Williams. Prata.
7. (4) «Morango Do Nordeste», Canta Bahia. Tripla Platina.
8. (7) «Greatest Hits», Mariah Carey. Ouro.
9. (9) «Afinidades - Ao Vivo», Clã e Sérgio Godinho. Prata.
10. (13) «Playing With My Friends: Bennett Sings The Blues», Tony Bennett. 

11. () «Echoes», Pink Floyd
15. () «Podes Fugir Mas Não Te Podes Esconder», Da Weasel
19. ()«Canções de Embalar», Vários Artistas
20. () «Brincar, Brincar, Brincar», de Batatinha & Companhia

Em compilações, a lista das dez mais vendidas na semana passada é a seguinte (entre parêntesis a posição na semana anterior):
 

1. (1) «O Clone», Vários artistas. Prata.
2. (5) «France Je t´Aime», Vários artistas. Ouro.
3. (2) «NOW 5», Vários artistas. Tripla Platina.
4. (3) «Simply The Best Movie Album», Vários artistas. Ouro.
5. (7) «Magnolia», Banda Sonora Original. Prata.
6. (4) «RFM - Só Grandes Músicas», Vários artistas. Ouro.
7. (8) «Romantic Ballads 3», Vários artistas. Ouro.
8. (10) «Rádio Renascença - A Melhor Música», Vários artistas.
9. (6) «Top Star 2002», Vários artistas. Ouro.
10. (R) «Number One», Vários artistas. Ouro.

Kylie Minogue volta ao primeiro lugar nos singles

Nos singles, a cantora australiana Kylie Minogue regressou na semana passada ao primeiro lugar da tabela com o tema «Can’t Get You Out Of My Head», informou a AFP.

«Can’t Get You Out Of My Head», que liderou anteriormente a tabela durante seis semanas consecutivas entre a segunda quinzena de Novembro e a primeira semana de Janeiro, regressa assim à primeira posição depois de uma ausência de um mês.

O tema forte do álbum «Fever», editado em Outubro, é o maior êxito de Kylie Minogue desde «Locomotion» de 1988 e liderou já os tops de singles em pelo menos dezassete países, vendendo mais de três milhões de cópias.

Com este regresso ao primeiro lugar, «Can’t Get You Out Of My Head» destronou o dueto «Somethin’ Stupid» de Robbie Williams e Nicole Kidman, que caiu para a nona posição após duas semanas consecutivas na liderança da tabela.

Os singles mais vendidos em Portugal na quinta semana de 2002, segundo a compilação semanal da AFP, foram os seguintes (entre parênteses a posição na semana anterior):


1. (2) «Can’t Get You Out Of My Head», Kylie Minogue.
2. (22) «Gabriel», Lamb.
3. (11) «Hero», Enrique Iglesias.
4. (6) «Turn Off The Light», Nelly Furtado.
5. (12) «Walk On», U2.
6. (3) «Fallin’», Alicia Keys.
7. (9) «Right On!», Silicone Soul.
8. (15) «Emotion», Destiny´s Child.
9. (1) «Somethin’ Stupid», Robbie Williams & Nicole Kidman.
10. (4) «I’m a Slave 4 U», Britney Spears.  


Culto / Portugal Diário